Para a população idosa, assim como para crianças ou adultos, as infecções podem ser fatores de risco, se o estado nutricional estiver comprometido. Algumas doenças crônicas como diabetes mellitus, hipertensão arterial e obesidade aumentam o risco de complicações por Covid-19, podendo levar à morte.

Sabemos que o envelhecimento pode levar à perda de massa muscular e má absorção de alguns nutrientes. Esses fatores comprometem a capacidade do organismo de resposta rápida a agentes infecciosos, principalmente os que acometem o sistema respiratório. Relatos de inapetência, dificuldade na mastigação e pouca hidratação nos idosos podem ser fatores comprometedores do estado nutricional.

No combate e proteção à Covid-19, recomenda-se para os idosos: ingesta fracionada das refeições ao longo do dia; ingesta hídrica em torno de 2 litros de água por dia; consumo de alimentos proteicos (carnes, peixes, ovos, leite e derivados), variedade de frutas e verduras em diferentes consistências e preparações; evitar ingesta excessiva de açúcar, sal, gordura e de alimentos ultra processados.

O uso de alguns suplementos proteicos, podem ser prescritos para evitar perda de massa muscular. Não esquecendo a importância da prática de atividade física regular, pois ajudará na defesa do organismo e na resposta positiva no combate a infecções.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?