Extrassístoles ventriculares, também conhecidos como batimentos ectópicos ventriculares, são arritmias que ocorrem pelo batimento precoce dos ventrículos devido à sua ativação elétrica se dar de forma antecipada.

São arritmias encontradas com frequência na prática clínica em pacientes saudáveis e em portadores de cardiopatia, podendo ser sintomática ou até mesmo nem ser notada pelo paciente. Em uma grande proporção de pacientes assintomáticos, sem cardiopatia estrutural e com baixa densidade de extrassístoles ao holter, não haverá indicação de tratamento algum além de orientações quanto a fatores que possam estar relacionados à arritmia, como tabagismo, etilismo, cafeína e alguns medicamentos (ex.: anorexígenos e termogênicos) e realizar acompanhamento cardiológico periódico.

Portanto, como já notado, os três casos de indicação de tratamento específico para extrassístoles ventriculares são:
1) Pacientes sintomáticos
2) Identificação de cardiopatia estrutural
3) Grande densidade de ectopias ventriculares ao holter 24 horas

Os sintomas mais comuns são: palpitações, pontadas, sensação da percepção do ritmo irregular e pausas cardíacas, batimentos fortes, desconforto respiratório e torácico e ansiedade generalizada, muitas vezes causada pelo medo de evento fatal.

Tranquilizar o paciente em relação à ausência do risco cardiovascular é, em muitas ocasiões, o suficiente para “desligar” o paciente da sensação de arritmia, sendo que o tratamento medicamentoso adequado costuma cessar ou aliviar os sintomas na quase totalidade dos casos.

Casos específicos de extrassístoles ventriculares numerosas e/ou com alta complexidade e persistência de sintomas podem ser submetidos à ablação por radiofrequência, ou seja, tratamento por cateterismo, em que se realiza a cauterização da arritmia.

Sempre devemos lembrar que sudorese fria, tonturas, desmaio, falta de ar e dor torácica deves ser avaliados em um serviço de emergência médica (ambiente hospitalar).


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?